Início do cabeçalho do portal da UFERSA

PET

Logo PET Conexões e Comunidades do Campo

O PET constitui-se em um Programa de Educação Tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País. Subsidiado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Secretaria de Ensino Superior (SESu), visando a formação acadêmica e profissional de excelência, através de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Grupo PET Conexões comunidades do campo – é um programa que visa contribuir com a formação acadêmica e cidadã dos estudantes do Campus Angicos/RN, devidamente matriculados nos Cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Sistema de Informação e  Licenciatura em Computação e Informática. Oportunizando vivências em atividades de ensino, pesquisa e extensão direcionadas para uma formação cultural ampla dos seus participantes que articule competência acadêmica e compromisso social.

O PET Conexões Comunidades do Campo se originou do Programa Conexões de Saberes, criado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em 2010, sob a tutoria da Prof°(a). Dra. Ady Canário de Souza Estevão.  Nasceu da experiência com a temática da diversidade étnico-racial sobre o direito à diferença, o acesso e a permanência de estudantes populares na universidade. Com objetivo de ampliar a relação entre a universidade e as comunidades populares, promovendo o encontro e a troca de conhecimentos e experiências entre estas duas esferas socioculturais. Buscando a permanência e a participação protagonista do estudante de origem popular na vida universitária, na produção de conhecimento sobre sua realidade de estudo e de moradia, além de criar condições para a transformação institucional da universidade.

Atualmente o grupo PET Conexões Comunidades do Campo vem desenvolvendo suas atividades voltadas para a comunidade rural, contribuindo para a inclusão social de jovens oriundos das comunidades do campo. Constituído por 8 bolsistas e 6 voluntários, tendo a Prof°(a). Dra. Jacimara Villar Forbeloni como tutora. O grupo é interdisciplinar possibilitando desenvolver atividades de diferentes naturezas e como consequências dessas atividades os envolvidos potencializam diferentes tipos de habilidades e competências. O PET busca estabelecer mecanismos que inter-relacionem a comunidade acadêmica com o contexto rural, possibilitando um relacionamento amplo entre as comunidades populares e o meio acadêmico.

Contatos:

E-mail:  petconexoes.ufersa@gmail.com

14 de Janeiro de 2015. Visualizações: 932. Última modificação: 05/12/2016 20:35:35