O PET constitui-se em um Programa de Educação Tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País. Subsidiado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Secretaria de Ensino Superior (SESu), visando a formação acadêmica e profissional de excelência, através de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O Grupo PET Conexões de Saberes Comunidades do Campo objetiva contribuir com a formação acadêmica e cidadã dos estudantes do Campus Angicos/RN, devidamente matriculados nos Cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Sistema de Informação e Licenciatura em Computação e Informática. O grupo possibilita vivências em atividades de ensino, pesquisa e extensão direcionadas para uma formação cultural ampla dos seus participantes que articule competência acadêmica e compromisso social.
O PET Comunidades do Campo se originou do Programa Conexões de Saberes, criado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em 2010, sob a tutoria da Professora Dra. Ady Canário de Souza Estevão. Surgiu da experiência com a temática da diversidade étnico-racial sobre o direito à diferença, o acesso e a permanência de estudantes populares na Instituição, objetivando ampliar a relação entre a Universidade e as comunidades populares, promovendo o encontro e a troca de conhecimentos e experiências entre essas duas esferas socioculturais. O grupo busca a permanência e a participação protagonista do estudante de origem popular na vida universitária, na produção de conhecimento sobre sua realidade de estudo e de moradia, além de criar condições para a transformação institucional da Universidade.
O PET Conexões de Saberes Comunidades do Campo é um grupo interdisciplinar. Desenvolve atividades de diferentes naturezas, propiciando o desenvolvimento de diferentes tipos de habilidades e competências, bem como a ligação entre as comunidades populares e o meio acadêmico.
Contatos:
E-mail: petconexoes.ufersa@gmail.com
Facebook: